0
Your Cart
0
Your Cart

O que faz um cientista de dados? Conheça a profissão Estácio

Afinal, é neste momento que todo o conhecimento sobre os dados analisados é traduzido, e impactará em ações de grande importância nas empresas. A entrega de informações preditivas relevantes é o resultado  de um projeto de data science. Data Science, ou ciência de dados, é, em uma definição mais focada, o estudo disciplinado dos dados e informações não focados, ou seja, os dados gerados na nossa era digital. Um exemplo, são jornalistas que aprendem a coletar dados de serviços de streaming de música e desenvolvem matérias analisando o consumo musical nacional. Outra possibilidade está presente na reconstituição de eventos onde não há testemunhas humanas, mas registros em máquinas.

Com esta inteligência, é possível aperfeiçoar tratamentos, melhorar fluxos, e até mesmo encabeçar pesquisas inovadoras. Grandes empresas de logística do mundo sabem da importância da ciência de dados em seu dia a dia quando o assunto é aperfeiçoar a sua eficiência operacional. Por isso, é importante ficar atento às habilidades requisitadas por cada processo seletivo. Atuar como cientista de dados é possuir múltiplas competências e saber se adaptar a diferentes contextos empresariais.

Cursos de Comunicação

Um profissional em início de carreira começa ganhando cerca de R$ 4.585,00 e pode aumentar conforme sua experiência, chegando em R$ 8.170,00. A era digital criou milhares de profissões que não eram possíveis no passado. A existência dos computadores e da internet demandou que as pessoas dependessem das máquinas, mas também que os dispositivos dependessem de pessoas. Confira as principais diferenças entre bacharelado e licenciatura, e como escolher a graduação ideal. Estima-se que, até 2025, 463 exabytes de dados sejam gerados por dia em todo o mundo, segundo dados do Fórum Econômico Mundial.

É por meio dos algoritmos de data science que se torna possível processar e organizar o gigantesco volume diário de informações (mais de 20 petabytes, falando apenas do Google). O Data Analytics consiste no processo de buscar conclusões baseadas no que Bootcamp de programação: o método mais eficiente e rápido para se entrar no mercado de TI o pesquisador já tem conhecimento, como para correlacionar dados entre si. Com esse grande e complexo volume de dados circulando, e com o grande potencial que eles possuem, é mais do que essencial a presença e o background do cientista de dados.

Tecnologias para cientistas de dados

Podemos também mencionar como fundamentais as habilidades relacionadas à infraestrutura de implantação e deployment, como o MLOps e as estratégias de pipeline de dados. No dia a dia, cientistas de dados nem sempre precisam lidar com expressões matemáticas diretamente, já que as bibliotecas automatizam grande parte das rotinas, mas é importante conhecê-las a fundo. A pessoa cientista de dados também cuida da visualização dos insights encontrados e do compartilhamento desses achados para outras pessoas em uma linguagem compreensível. É dever dessa pessoa cuidar do deploy do modelo ou algoritmo de análise para que ele seja utilizado no dia a dia, como parte de outra aplicação.

A principal função de um Cientista de Dados é desenvolver modelos estatísticos e sistemas de processamento de dados. Portanto, tem de dominar conhecimentos de diversas áreas dentro do âmbito das Tecnologias de Informação, mas também da Computação. O cientista de dados também deve ser proficiente no uso de linguagens de programação como Python e R, que são amplamente utilizadas nas análise. Além disso, a capacidade de comunicar os resultados de forma clara é essencial.

Conhecimento em linguagens de programação

Além disso, o data scientist que conta com profundo conhecimento em linguagens de programação tende a ser destaque no mercado. Na grade curricular destas formações, podes esperar encontrar temáticas como, por exemplo, Estatística, Matemática, Big Data, linguagens de programação, deep learning, machine learning e conversão de dados, entre outras. A Ciência de Dados é uma área promissora e que tem cada vez mais importância no mundo dos negócios. Além disso, é uma área muito técnica que exige conhecimentos importantes de software e de Computação em geral. Neste sentido, é uma função mais abrangente que pode passar por criar bases de dados para gerar mapeamentos.

o que faz um cientista de dados

Contratar um cientista de dados para orientar as decisões de negócios com base em dados pode ser um salto de fé para algumas organizações. Certifique-se de que o negócio para o qual você está trabalhando tenha a mentalidade certa – e esteja pronto para fazer algumas mudanças. https://www.tupi.fm/entretenimento/bootcamp-de-programacao-o-metodo-mais-eficiente-e-rapido-para-se-entrar-no-mercado-de-ti/ A carreira de Cientista de Dados exige dedicação aos estudos, aquisição de habilidades em técnicas diversas e domínio de conhecimentos interdisciplinares. Essa exigência elevada contribui para a valorização e escassez de profissionais de Ciência de Dados no mercado atual.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *